Vereadora Francineide Pimentel foi eleita para o seu primeiro mandato – (Foto: Arquivo Pessoal)

Em ato solene realizado no início da noite da última sexta-feira (01.jan.2021) foram empossados os candidatos eleitos para os cargos de prefeita, vice-prefeito, vereadores e vereadoras para o exercício do mandato entre 2021 e 2024 no município de Pimenteiras, Piauí. Dentre os vereadores eleitos, foram eleitas três mulheres, uma delas, a vereadora de primeiro mandato, Francineide Pimentel (MDB), eleita pela oposição.

O Mestiço News conversou, com exclusividade, com a vereadora Francineide Pimentel, onde a entrevistamos e buscamos saber como ela pretende atuar como representante legal dos seus 550 eleitores, que lhe deram o posto de segunda vereadora mais votada, e de toda a população de Pimenteiras.

O nosso blogueiro, José Maurício, esteve conversando com a vereadora e perguntou sobre os principais assuntos que julgamos que fossem de interesse dos internautas que acompanham o nosso portal.

Confira a entrevista:

José Maurício Vereadora, a senhora, agora, assume o seu primeiro mandato eletivo. A senhora, também, foi a segunda vereadora mais votada do município. Como está sua expectativa diante do seu primeiro mandato e com a responsabilidade de representar os 550 pimenteirenses que votaram em você, mas, também à população em geral?

Francineide Pimentel – Agradeço ao Senhor e a todos os pimenteirenses, em especial aos 550 que confiaram seus votos a mim, e a todos os colaboradores que contribuíram para que eu obtivesse êxito no pleito. E aos demais pimenteirenses, espero que nesse pleito de 4 anos  eu possa  conquista-los através do trabalho e empenho, em defesa dos direitos dos cidadãos do nosso município.

José Maurício A senhora foi eleita pela oposição. Nós sabemos que a oposição é minoria na Câmara, mas é imprescindível que, mesmo assim, esta esteja atenta ao que acontece na casa legislativa para que o povo não seja prejudicado. Como a senhora pretendendo exercer seu papel como vereadora de oposição?

Francineide Pimentel – Exercerei o papel de vereadora com muita responsabilidade e serenidade.  Sendo de oposição ou da situação, faria o trabalho da mesma forma.  Fiscalizando as ações do executivo e a aplicação dos recursos destinados ao nosso município. Lutarei pela aprovação de projetos que beneficiem e tragam melhorias para a população de Pimenteiras.

José Maurício – Sabemos que, por ser minoria, o papel da oposição fica um pouco limitado. No entanto, isso não impede que os vereadores oposicionistas vejam as necessidades do povo e criem projetos para melhoria do bem-estar da população. Que projetos a senhora pretende desenvolver durante a sua atuação na Câmara?

Francineide Pimentel – Como a maioria das cidades do Brasil, Pimenteiras ainda tem muitas áreas que necessitam de melhorias, muitas delas relacionadas às necessidades básicas como: falta de abastecimento de água, estiagem por estarmos na região do sertão, saneamento básico, emprego e etc. Ao longo da nossa caminhada, observamos necessidades como as supracitadas, então, iremos trabalhar pela aprovação de projetos que levem estrutura para melhoramentos da agricultura familiar, o que aumentará a renda do pequeno produtor, e também lutarei para que o município dê preferência para a compra dos produtos dos nossos produtores locais, para que tais produtos façam parte da merenda escolar. Também criarei projeto de lei voltado para isenções tributárias (imposto sobre serviço) para atrair novas empresas e, em consequência, novos postos de trabalho. Projeto de lei para criação de cursos gratuitos de empreendedorismo e curso de inglês, para formação de novos empreendedores em Pimenteiras. Também criarei um projeto de lei em que a liberação do primeiro ano de alvará será gratuita, para baratear os custos do novo empreendedor. Buscarei trazer novas especialidades médicas para o nosso município, entre outros.

José Maurício – Como será sua relação com a base governista, tanto na Câmara como no executivo?

Francineide Pimentel – A minha relação com a base governista será da melhor forma possível, no sentido de que nós não fomos colocados na Câmara para defender um projeto de governo pessoal. Como eu já havia dito, ainda que eu fosse da situação eu faria o trabalho da mesma forma com muita serenidade, respeitando os meus pares, mas cobrando de forma incisiva aquilo que eu detectar que esteja errado, porque eu não serei conivente com equívocos na administração do patrimônio do nosso município. E no que beneficiar a população de Pimenteiras, todos os projetos e programas de governo que forem bons para a população, independente de terem sido apresentados pela oposição ou situação, não farei embargos contra projeto que beneficie a população, sempre apoiarei aquilo que beneficie a população. Eu somente levantarei questionamentos quanto ao que esteja errado, porque uma das principais funções do vereador é essa, a de fiscalizar e cobrar para que o erro seja sanado, sem causar prejuízos à população.

José Maurício – O que os pimenteirenses podem esperar da parlamentar Francineide Pimentel?

Francineide Pimentel – Os pimenteirenses podem esperar da minha parte, como parlamentar, que eu farei o que for possível e que estiver ao meu alcance, dentro dos limites dos poderes que são conferidos aos vereadores. Lutarei e colocarei em primeiro lugar a Deus e a vontade do cidadão pimenteirense. Nós lutaremos para que tanto o governo Municipal Executivo quanto nós, legislativo, possamos sempre buscar e colocar o cidadão em primeiro lugar, porque é por meio do povo que nós chegamos aos cargos que fomos eleitos e eles são os nossos patrões. Por isso, nós faremos um mandato muito baseado na vontade popular, procuraremos consultar sempre a vontade do povo em relação àquilo que tramitar na Câmara.  E se o que tramitar pela casa legislativa estiver de acordo e atender a vontade da população, certamente, apoiarei para aprovação da matéria.

José Maurício – Que mensagem a senhora deixaria a todos que irão ler a nossa reportagem?

Francineide Pimentel – A mensagem que deixo aos pimenteirenses é a gratidão que temos em Deus, por tudo o que Ele tem feito por todos nós. E peço ao Senhor que abençoe a cidade e ao povo de Pimenteiras.  Que o ano de 2021 seja um ano de paz e de realizações para todas as famílias da nossa querida Pimenteiras.  Deixo claro que eu sou uma porta na Câmara de vereadores para ouvir ao povo e atender às pessoas que queiram contribuir para com a administração de Pimenteiras. Que Jesus abençoe Pimenteiras! Abraços!

Fonte: Mestiço News
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui