O médico oncologista Glauto Tuquarre morreu a bordo de um voo internacional para Doha, capital do Catar, nesta segunda-feira (25). Ele estava acompanhado da esposa, Lícia Dutra, a caminho das Ilhas Maldivas, situada a sudoeste da Índia e do Sri Lanka.
O casal estava em viagem de lua de mel, após cerimônia religiosa realizada em Teresina no último sábado (23). O casamento civil aconteceu em outubro de 2021.
Glauto Tuquarre passou mal durante o voo e chegou a ser socorrido por médicos brasileiros que estavam na aeronave. Até o momento, não há confirmação da causa da morte.
O médico deixa uma filha, de relacionamento anterior. Glauto era mestre em Avaliação dos Genes MLH1 e MSH2 de câncer de intestino. Ele fazia doutorado em recidiva de câncer de mama.
O Governo do Piauí está em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, também conhecido como Itamaraty, para liberação e translado do corpo. O voo internacional no qual estava o casal fez pouso no Catar, país peninsular árabe.
Por volta das 12h, a família do médico divulgou uma nota. Confira na íntegra:
A família do médico oncologista Glauto Tuquarre Melo do Nascimento informa seu falecimento ocorrido na madrugada de domingo (24) para segunda-feira (25) durante um voo internacional para Doha, capital do Catar.
Glauto, tinha 49 anos de idade e havia se casado no último sábado (23) com a publicitária Licia Dutra Tuquarre, de 36 anos. Os dois embarcaram neste domingo em São Paulo onde iriam passar a lua de mel nas Ilhas Maldivas.
De acordo com a família, o médico sentiu dores no peito e em seguida pediu ajuda a comissários de bordo. Ainda em voo ele foi atendido por 2 outros médicos que viajavam no mesmo avião, tentou ser reanimado, mas não resistiu.
Ainda não há informações sobre translado do corpo de volta ao Brasil e velório.
QUEM ERA O DOUTOR GLAUTO TUQUARRE
Através do seu carisma e vontade imensa de mudar o mundo, ele transformou e salvou vidas. O médico oncologista, que também era pesquisador, professor e apaixonado em proporcionar o bem-estar para os seus pacientes.
Doutor Glauto nunca acreditou que o diagnóstico de câncer era uma sentença de morte. Preferia acreditar na esperança e na ciência. Pesquisava sobre tratamentos menos invasivos e melhores condições.
Além de médico, Glauto foi um bom pai, foi amigo, foi filho, foi irmão, foi marido, foi um ser humano iluminado. Sua luz e alegria contagiava quem o conhecia.
Nossos sentimentos e condolências a todos que o amavam! Em especial à sua esposa Lícia Tuquarre, aos pais, à filha e aos familiares. Muita força!
NOTAS DE PESAR
O CRM-PI lamenta o falecimento prematuro do médico Glauto Tuquarre Melo do Nascimento (CRM-PI nº 2245), aos 49 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (25/04). A todos os familiares e amigos, nosso apoio neste momento de dor.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lamenta a morte prematura do médico Glauto Tuquarre, ocorrida na madrugada de hoje (25) em avião com destino ao exterior. Glauto era médico no Hospital do Satélite e também oncologista, com atuação em hospitais, clínicas e faculdades.
Neste momento de dor, a FMS envia votos de pesar e solidariza com a dor dos amigos e familiares, em especial a esposa com quem Glauto havia se casado no último sábado (23).
Mín. 21° Máx. 31°