Moradores de alguns bairros da cidade de Pimenteiras, dentre eles o Centro, andam insatisfeitos com os serviços que vêm sendo prestados pela Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A) na sede do município.

Segundo os relatos, há inconstância no sistema de abastecimento da empresa na cidade, chegando a faltar água durante algumas horas do dia e, em muitas ocasiões, entre um dia e outro.

Conversando com a nossa reportagem, o morador Antônio Paulo Dantas informou que na casa onde reside há falta de água constantemente. Morando no Centro da cidade, Antônio relatou que em algumas ocasiões nas quais o sistema de abastecimeto da Agespisa não forneceu a água, o mesmo já chegou a busca-la em baldes em uma torneira localizada numa praça próxima à sua residência que fornece água por um sistema administrado pelo município, mas que, por não ser tratada, é imprópria para o consumo, limitando-se à sua utilização para a limpeza.

Foto Ilustrativa – Reprodução

Nas redes sociais, moradores que estão se sentindo prejudicados denunciaram a impermanência do abastecimento por parte da Agespisa, apelando para que a empresa estabeleça uma melhor comunicação com os seus usuários e proporcione resolutividade para os problemas apresentados.

As reclamações contra o sistema de abastecimento da Agespisa não se limitam apenas aos moradores da parte baixa da cidade, mas, sobretudo, àqueles que residem nos bairros da parte alta, que reclamam que há inconstância no abastecimento de água na região desde o mês de julho.

 “Desde julho que estamos com falta d’água na parte alta da cidade e nenhum responsável pela Agespisa vem a público dá uma justificativa e nem comunicam a falta d’água para os consumidores. O responsável pela empresa local teria que vir a público e dar uma justificativa plausível. O mínimo que deveriam fazer. Tem lugar na nossa cidade que a água só chega de madrugada”, reclamou o morador Valdemir Brito.

Valdemir informou ao Mestiço News, ainda, que, muitas vezes, na rua onde ele mora passa o dia sem pingar uma gota d’água nas torneiras.

Nos termos da Lei Federal nº 11.445, de 2007, as políticas públicas relacionadas ao abastecimento público de água envolvem a realização de atividades e o provimento de infraestruturas e de instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, incluindo a captação, o transporte, o tratamento, a reservação e a distribuição da água. Desta forma, é dever dos sistemas de abastecimento prover os consumidores com o abastecimento contínuo, haja vista que a lei é clara sobre esta obrigatoriedade.

O outro lado

Não conseguimos o contato do responsável pela Agespisa em Pimenteiras até o fechamento da matéria para expormos a versão da empresa sobre os fatos. No entanto, deixamos aqui o espaço aberto para os possíveis esclarecimentos.

Fonte: Mestiço News
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui