O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (19), um alerta laranja para 222 municípios do Piauí com perigo de chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. Os temporais previstos para os próximos três dias são devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a convergência de umidade em baixos níveis.

“SE CHOVER 40 MILÍMETROS DURANTE TODA A NOITE NÃO TERÁ MUITO PROBLEMA. PORÉM, A CHUVA QUE PODE TRAZER GRANDES TRASNTORNOS É AQUELA DE 30 OU 40 MILÍMETROS EM UMA HORA. AÍ SIM, É UMA CHUVA MUITO PESADA QUE GERALMENTE CAUSA ENXURRADAS, ENCHENTES EM RIOS E RIACHOS. AQUI EM TERESINA, É AQUELA CHUVA QUE LEVA CARROS PELA CORRENTEZA NAS RUAS”, EXPLICOU A METEOROLOGISTA SÔNIA FEITOSA, DA SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (SEMAR).

A previsão para os 222 municípios piauienses iniciou na manhã desta segunda-feira (19) e termina terça-feira (20). Conforme o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas em 222 municípios do Piauí — Foto: Divulgação

Somente as cidades de Parnaíba e Cajueiro da Praia não estão no alerta para chuvas intensas. Segundo a meteorologista, nessas regiões deve chover, contudo, com menos intensidade.

De acordo com a Semar, a chuva forte é esperada em todas as regiões do estado, principalmente no Centro-Norte e parte do Sudoeste.

Na capital do estado, a previsão é de tempo nublado com chuva a qualquer hora do dia, os ventos podem ser fracos ou moderados. Já no Litoral, o tempo fica claro a parcialmente nublado, com chuva a qualquer hora e os ventos serão fortes e com rajadas.

Para prevenir acidentes é importante não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e/ou placas de propaganda e não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Fonte: Cidades em Foco
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui