O Centro de Ensino Vale do Sambito (CESV) de Valença do Piauí realizou na noite dessa segunda-feira (19) a primeira de uma série de lives que pretende realizar visando discutir temas de interesse comum perante a sociedade.

A live, que teve como tema: “Ansiedade na Pandemia – Por que estamos ansiosos”?, foi mediada pela professora Mauricélia Sousa, CEO e Diretora do CESV, e contou com a presença, em estúdio, da psicóloga Valéria Pereira e, à distância (virtualmente), com a participação da psicóloga Jéssica Moura e da acadêmica em Educação Física Kelry Cristina.

À esquerda, a psicóloga Valéria Pereira ao lado da professora Mauricélia Sousa acompanhada de sua equipe – (Foto: José Maurício)
Psicóloga Jéssica Moura – (Foto: Reprodução/Instagram)
Acadêmica em Educação Física, Kelry Cristina – (Foto: Reprodução/Instagram)

A temática abordada pelas participantes girou em torno dos desafios impostos pela pandemia no que diz respeito às alterações no comportamento social da sociedade refletindo-se no campo emocional dos indivíduos que a compõem.

Um dos fatores que têm provocado alterações na forma como a sociedade se comporta é a ansiedade. Ainda no início do ano passado, quando a ocorrência do contágio pela COVID-19 atingiu o status de pandemia, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas precisava ser visto com preocupação. “O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante. O isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família são agravados pelo sofrimento causado pela perda de renda e, muitas vezes, de emprego”, disse o diretor.

A proposta do CESV ao fazer abordagens com essa temática é trazer a discussão para o centro do debate social, buscando agregar valores que amenizem esses impactos através de boas práticas de cuidado da saúde física e mental. Cada uma das participantes evidenciou em suas falas a importância do cuidado com si mesmo e com o outro em momentos de crise.

Em sua fala, a professora Mauricélia Sousa disse que pretende expandir a discussão sobre o tema trazendo-o ao debate em ocasiões contínuas. “Esse tema é extenso e uma live apenas não seria suficiente. Estabeleceremos um cronograma para dar continuidade a essa discussão em outras oportunidades. Queremos reafirmar, sempre, que cada indivíduo é importante para a nossa sociedade e que, com fé e esperança, viveremos dias melhores no futuro, disse a diretora.

A live teve transmissão pelo perfil do CESV no Instagram e pela página do portal Mestiço News no Facebook, sendo acompanhada por centenas de pessoas.

Fonte: Mestiço News
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui